quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma reflexão sobre a Santa Ceia

Uma Reflexão Sobre a Santa Ceia



Neste dia em que a igreja se prepara para tomar a Santa Ceia, faz-se necessária uma reflexão referente a ela. Talvez o texto bíblico mais conhecido neste particular seja I Coríntios11.23-29. Especialmente nos versículos 27 e 28, o comentarista Champlin observa o seguinte:

Primeiro – A Ceia do Senhor está associada à proclamação do imenso valor de Cristo, à sua memória, especialmente à sua morte, não sendo algo que possa ser efetuado levianamente, conforme os crentes de Corinto vinham fazendo em sua conduta desordenada. Paulo não exige um valor absoluto por parte dos participantes; nesse caso ninguém seria capaz de participar. Ele diz sim, que a decência comum deve ser observada. Portanto, [fora todo pecado como] o egoísmo, a degradação a outros, a contenda entre os crentes e as facções. Todas essas práticas atuam como elementos perturbadores da igreja e profanam a observância da Ceia do Senhor. Deve o crente então examinar-se a fim de verificar qual pecado poderia estar se agitando em algum setor secreto de sua vida. Cumpre ao crente averiguar em que ofendeu a algum irmão, ou profanou o nome de Cristo perante outros.

Segundo – O auto-exame é aqui determinado como modo de levar o crente a participar dignamente da Ceia do Senhor. A palavra grega interpretada como auto-exame é anakrino que também pode significar “indagar”, “examinar”, “levar a efeito uma argüição”, “discernir”. Aqui está em foco a idéia da auto-investigação, em que o crente é levado a discernir se é própria a sua participação na Ceia, por serem dignos os seus motivos e suas ações. É preciso que o crente enfrente honestamente o seu pecado com o propósito de abandoná-lo. [Nunca devemos nos esquecer de que] o exame das condições morais e espirituais da vida antecipa o arrependimento. Que seja operado, portanto, em cada coração o verdadeiro e profundo arrependimento para que, com dignidade, todos possam participar da mesa do Senhor.

Esperamos que todos, sem detença, tomem a Ceia do Senhor, sobretudo por obediência à Palavra de Cristo – “tomai e comei dele todos” – e pela disposição de assumirem a vida e a morte de Cristo, para que, enfim, sejam agraciados pelo Pai.

Que Deus abençoe a todos.




 

2 comentários:

  1. Passando para seguir seu blog e prestigiar suas postagens e desejando sucesso em suas divulgações,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir