sexta-feira, 30 de julho de 2010

OS PACIFICADORES

          "Bem aventurados os pacificadores" - disse Jesus. Sendo pacificador, sabia contornar situações com serenidade. Muitas são as evidências que demonstram Jesus como pacificador, como o que ocorreu na noite em que foi preso. Depois de Pedro ter golpeado um dos soldados a ponto de ferir-lhe a orelha, Jesus estancou o ferimento e disse ao seu discípulo: "Coloque a espada na bainha".
          Se quisermos ser bem aventurados por Cristo, devemos seguir o Seu exemplo. Diz-nos a palavra de Deus ainda: "no que depender de vós, se possível, tende paz com todos os homens". Nisso demonstraremos a todos que somos obedientes aos Seus preceitos e que podemos contornar situações adversas com equilíbrio e serenidade, o que é próprio do espírito cristão.
          Tratando especificamente da passagem bíblica de Mateus capítulo cinco, versículo nove quando, no sermão do monte, Jesus enfatiza as bem aventuranças, salienta enfaticamente a paz espiritual e não a cessação de violência física entre as nações. Mesmo que o termo seja geralmente entendido no sentido daqueles que ajudam outros a encontrar a paz com Deus,essa paz pode ser também entendida como aqules que alcançam sua própria paz com Deus e são chamados Seus filhos. Um fato interessante é que os filhos de Deus buscam a paz mesmo com seus próprios inimigos.
          Uma grande personagem veterotestamentária que se tornou conhecida por empenhar-se pela pacificação foi Abigail, esposa de Nabal, homem abastado que tinha ricas posses no Carmelo, região ocidental de Israel. Era ele jurado de morte por Davi, já que não quisera receber os seus companheiros de luta. Ela então foi ao seu encontro e, presenteando-o, rogou-lhe que não fizesse mal algum ao seu marido. Diante dessa atitude, Davi voltou-se de sua intenção de matar aquele homem.
          Ainda hoje o Senhor comissiona a muitos para serem reais pacificadores, com o objetivo de contornar situações e trazer soluções equilibradas que possam transformar uma pessoa ou mesmo uma sociedade, levando-as enfim, ao conhecimento do evangelho da graça de Deus.
          Seja a graça do Senhor abundante sobre vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário