terça-feira, 24 de maio de 2011

Obediência e Honra


Particularmente dirijo-me aos filhos neste domingo em que estamos enfatizando a sua relação com os seus pais. Obviamente todo princípio para o bom relacionamento cristão está contido na Palavra de Deus, princípio esse do qual na abrimos mão. 
                Escrevendo aos Efésios, o apóstolo Paulo trata dessa relação quando diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor,  pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)” (Ef 6.1-2). Claramente o apóstolo fala de dois aspectos  para um relacionamento sadio entre filhos e pais, que são obediência e honra.
                No original grego a palavra opakouo “obedecer” quer dizer “seguir”, “estar sujeito a”. Entende-se que, aquilo que aos filhos é ordenado, seja justo, moral, correto, visando o desenvolvimento espiritual e moral dos filhos, ou simplesmente apropriado para a vida e a conduta diárias. Ou seja, toda ordenança dos pais aos filhos é para o seu bem, visando o desenvolvimento sadio do seu caráter. A obediência dos filhos aos pais é algo moralmente justo, porque segue a ordenança divina. Também é algo socialmente correto, porque reflete um arranjo conveniente e correto na sociedade humana. Além de inúmeras outras qualificações da obediência, é ainda humanamente correta, pois todas as culturas humanas reconhecem a sua prudência. Vale à pena obedecer.
                A palavra “honra” é tradução do termo grego timao, que quer dizer “dar um preço a”, “valorizar”, “estimar”, ou seja, honrar, através do respeito apropriado. Inclui também a idéia de reverência. Na verdade, rebrilha o amor cristão que se expressa mediante palavras e ações. Portanto, o filho que ama a seus pais, com muita naturalidade os honrará, procurando tudo fazer para que lhes seja agradável. Aos filhos compete a honra de seus pais, pois isso os faz orgulhosos de sua prole. Isso também fará com que o nome dos filhos seja exaltado perante todos e aos seus próprios olhos. Sobretudo, toda exaltação é do Senhor, que tem os filhos como herança e galardão (Sl 127.3).
                “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (Pv 4.1). Obediência e honra dos filhos aos pais é tudo que Deus espera para que esses sejam felizes e tenham os seus dias prolongados.
                Que Deus abençoe a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário